2 Minutos
Processo de inovação empresarial: por que é tão importante?
Podemos entender a inovação nas empresas como o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, a descoberta de maneiras de conquistar […]
Podemos entender a inovação nas empresas como o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, a descoberta de maneiras de conquistar novos mercados ou a sugestão de novos usos criativos para os itens já existentes e ofertados pela organização.
Assim sendo, horários flexíveis, home office, paredes cobertas de post-its, pufes coloridos, mesas de ping pong, ferramentas colaborativas online, protótipos feitos com peças de Lego ou com massinha de modelar fazem parte de um cenário estereotipado dessa busca por criatividade e inovação nas empresas.
De fato, esse tipo de iniciativa é saudável e muito estimulante para os funcionários de gerações mais novas. No entanto, algumas culturas corporativas mais rígidas — como escritórios de Direito, empresas de auditoria e agências de fiscalização governamental — talvez sintam um choque com esse mesmo modelo de comportamento.
O que é inovação?
Em linhas gerais, o conceito de inovação está ligado à criação ou adoção de algo novo ou consideravelmente aprimorado. Deve ainda ter a possibilidade de trazer ganhos econômicos para a empresa, além de benefícios intangíveis para as pessoas.
Isso significa dizer que inovação pode ser uma solução para um problema antes considerado sem saída. Com a nova ideiמיקרוגל lg לקנות křesla halabala prodej the north face endurus mid scaun auto copii montare garmin power pedals vector 3 a little rebellion is a good thing shirt קמילוטרקט מסכה לשיער 250 מ” trendyol hm tişört חנות ריהוט גן געש מזוודות קשיחות קופון sazeničky bylinek sklopka za mješalicu betona frozen schminktisch toys r us שער חשמלי אלומיניום מחיר מייבש כביסה פיילוט pd85cgl a, também poupamos ou, até mesmo, ganhamos dinheiro de alguma maneira.
Em outras palavras, a inovação nas empresas consiste em processos que alcançam várias linhas de conhecimento e diversos setores. Mas, principalmente, tem a superação de desafios como objetivo final e normalmente consegue quebrar certos paradigmas.
Nesse sentido, quando uma empresa dá preferência pelo novo em seu planejamento estratégico, auxilia toda a sua operação a se manter competitiva. Por todos esses motivos, inovar requer uma boa gestão e precisa ter relação direta com a estratégia competitiva da marca.
Por diversas vezes vemos empresas com um produto igual ao nosso obtendo melhores resultados no mercado. E ficamos sem entender por que isso acontece. A verdade é que alocamos recursos e investimos dinheiro no intuito de aprimorar nosso produto e deixá-lo melhor do que o da concorrência, entretanto, mesmo assim, as vendas não crescem.
E ainda ouvimos constantemente o cliente dizer que vai trocar de fornecedor porque não está satisfeito. Mas, afinal de contas, o que pode estar errado? Uma das explicações é que a inovação por parte da concorrência talvez seja em áreas mais relevantes para o cliente.
Por que a inovação nas empresas é importante?
Não devemos confundir inovação com novidade. Uma boa dica para não cometer esse erro é pensar que a novidade está ligada à invenção, enquanto o foco da inovação nas empresas é a geração de resultados que consigam atender às expectativas e demandas de um negócio — e isso também envolve retorno e controle financeiro.
Outro equívoco muito comum é se orientar a ações inovadoras que tenham apenas ligação com materiais ou aspectos relacionados à tecnologia. Existe um tipo de revolução muito mais importante que precisa ser frequentemente executada: aquela que se baseia em valores, princípios, conceitos, nas normas internas e na missão da marca. Nesse sentido, estamos falando de renovação da cultura organizacional, e é exatamente aqui que aparece a cultura da inovação.
Da mesma forma que acontece quando uma máquina enferruja pela falta de uso ou pela utilização em excesso e sem uma manutenção adequada, a cultura de uma companhia também deve frequentemente passar por mudanças. Isso para não se tornar obsoleta e acabar por “enferrujar” a empresa como um todo.
Vale destacar que a cultura de inovação tem que ser uma filosofia permanente de uma marca. Dessa maneira, tudo aquilo que envolve o nome da empresa deve ter como premissa básica essa cultura, de forma que a postura inovadora seja percebida por todos em:
- produtos;
- serviços;
- processos;
- recursos humanos e financeiros;
- tratamento dado aos clientes e aos funcionários.
Sua empresa está crescendo? Então saiba que você precisa investir em tecnologia para ter cada vez mais retorno. A Glavo propõe soluções simples e completas sem custos extras e que geram resultados, através de uma gestão eficaz e prática, capaz de controlar e aumentar as vendas da sua empresa.
Trabalhamos com sistemas de gestão para varejo, mercados, mercearias, prestação de serviços, bares e restaurantes. Controle, venda e lucre com o seu negócio! Entre em contato e fale agora mesmo com um de nossos consultores.
Deixe um comentário