fbpx

Controle de estoque: Tudo que você precisa saber

Quando o estoque de suas mercadorias cresce em um ritmo mais rápido juntamente com as vendas, o surgimento da reposição […]

Controle de estoque: Tudo que você precisa saber

Quando o estoque de suas mercadorias cresce em um ritmo mais rápido juntamente com as vendas, o surgimento da reposição desses produtos começam a aparecer. E o grande erro que muitos gestores cometem é confundir o gestor de estoque com as atividades funcionais.

Contudo, o controle de estoque está conectado com diversos outros setores da empresa, mas principalmente com as vendas da sua empresa.

Sabemos que o gerenciamento de um negócio é algo que exige muito cuidado e organização, e que o estoque acaba ficando esquecido na empresa e deixado para depois, não é mesmo? Mas foi pensando justamente nisso que criamos este conteúdo para ajudar você a realizar um controle de estoque eficiente e ter sucesso nas vendas. Confira!

O que é o Controle de Estoque?

O controle de estoque nada mais é que todo o planejamento, organização e controle do fluxo dos seus produtos. Ele envolve desde a deslocação, armazenagem das matérias-primas até a entrega do item/peça final.

Além do mais, para realizar um controle de estoque eficiente é necessário a utilização de ferramentas e equipamentos para o uso interno que serão relacionados com o custo dessa armazenagem. 

Portanto, a gestão ou controle de estoque é algo totalmente responsável por controlar todo o fluxo dos materiais, apresentando informações necessárias que ajudarão o setor de vendas a analisar e antecipar os problemas futuros.

O controle de estoque irá otimizar todos os processos que o setor de compras realiza, evitando assim, de comprar itens desnecessários, porque ele terá informações corretas sobre o volume de cada material e qual a frequência que é vendido.

Dessa maneira, permite que tenha ciência da sazonalidade dos itens e quais não possuem um giro, com isso, apontam boas oportunidades de vender esses produtos parados. 

Uma dica aqui, é realizar até promoções para queimar o estoque que esteja parado. Será uma ótima forma de aumentar os lucros da sua empresa. 

Vantagens do Controle de Estoque para sua empresa

As vantagens do controle de estoque vão muito além do que apenas possuir tudo organizado e no devido lugar, ele permite também que as tarefas do dia a dia da sua empresa sejam otimizadas.

Assim sendo, o controle de estoque traz diversas vantagens, confira:

  • Otimiza o processo de compras;
  • Integra e melhora os setores da empresa;
  • Auxilia o controle com os fornecedores;
  • Ajuda no planejamento financeiro;
  • Evita os prejuízos;
  • Controlar a lista de produtos;
  • Mais organização;
  • Fornecer relatórios gerenciais;
  • Melhora as ações de vendas;
  • Aumento dos lucros.

Por todos esses motivos, contar um controle de estoque bem feito é fundamental para o seu negócio, pois além de envolver todos os setores da sua empresa, ele também vai aumentar seu faturamento, além de conter todo o estoque devidamente administrado, a produtividade melhora e os custos irão diminuir. Invista!

Mas, por onde começar a organizar meu estoque?

Realizar uma boa gestão de estoque não é uma tarefa tão simples, mas seguindo alguns passos pode ser resolvido. Veja abaixo algumas práticas a serem implementadas na sua empresa e deixar tudo organizado.

Elaborar inventários 

Elaborar um inventário é o primeiro passo para ter um controle de estoque eficiente. Você deve realizar todo o levantamento dos itens que contêm no seu estoque por meio do inventário.

No decorrer deste processo, é fundamental que você já aproveite esse momento para organizar todos seus itens armazenados e separar por cada tipo, quantidade e local específico para depositar.

Ter esse comando em mãos irá ajudar na movimentação do estoque e dar mais agilidade em vários processos. 

Ainda, é importante nessa etapa efetuar a pesquisa das datas de validade de todos os produtos, caso haja algo perecível e também como está o estado de conservação. 

Para registrar essas informações no inventário, existem formas diferentes, mas as dicas que separamos são:

  • Manualmente, utilizando de um lápis ou caneta e papel;
  • Use e abuse de planilhas eletrônicas;
  • Utilize também ferramentas de gerenciamento de estoque, como o da Glavo.

A última opção exige sim um investimento, mas vai valer a pena seu custo benefício, pois irá tornar sua empresa ainda mais ágil e competitiva, controlando de modo ainda mais fácil o estoque.

Realce as informações que são importantes

Nessa etapa é muito importante compilar todas as informações levantadas através do inventário, selecionar as mais relevantes.

Se essa etapa não foi bem estruturada, você poderá correr o risco de acabar tomando decisões erradas que irão afetar a saúde financeira da sua empresa. 

Cada item do seu estoque possui diversas informações que podem ser essenciais para tomada de decisões. Abaixo destacam-se as principais:

  • Número de referência ou de controle;
  • Custo do produto;
  • Qual é o fabricante;
  • Categoria que o item se enquadra;
  • Localização;
  • Validade (se houver).

Para entender em detalhes como é seu estoque, é necessário compreender informações mais completas de como a mercadoria se move. Isso será fundamental para ter tudo em ordem e fluindo de maneira saudável.

Gerencie seu estoque com um sistema de automação comercial para empresas da Glavo

Gerenciar o seu controle de estoque por meio de um sistema é algo muito produtivo, que agiliza os processos e garante mais segurança e pontualidade, sem correr o risco de cometer erros.

Por isso, escolher um sistema para controlar seu inventário tornará seu trabalho ainda mais fácil e eficiente.

Com a Glavo, você terá um sistema de gestão comercial, que organizará todos os processos, que são realizados de forma integrada, gerando ao seu estabelecimento, organização dos processos, otimização e produtividade operacional. 

Além de maior visibilidade, o sistema da Glavo possibilita concentrar controles de cliente, estoque, venda, financeiro e emissão de documentos fiscais.

Faça um monitoramento constante de seus produtos

Ter um monitoramento constante de seus produtos irá evitar muitos problemas, como por exemplo, a falta de algum material no estoque. Por isso, monitorar as vendas é uma estratégia muito importante para o crescimento da sua empresa.

É com base nas informações do monitoramento que você irá prever melhor se irá ou não precisar comprar novos produtos e também entender o que mais tem saída no seu estoque.

Agora que você  já sabe o que é uma gestão de estoque, sua importância e como fazer uma boa organização vai querer fazer da sua empresa, não é mesmo? Por isso, entre em contato com a gente e saiba mais como podemos ajudar neste processo!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Comentários

Deixe um comentário

Digital, Simples e Intuitivo.
A Glavo veio para facilitar.

Inovamos para simplificar a forma como você administra o seu negócio! Tecnologias integradas para automatizar processos e transformar resultados.